Você viaja com sua equipe de comunicação?

Você viaja com sua equipe de comunicação?

Não? Talvez devesse…

Ser acompanhado por sua equipe de comunicação em locais onde seguramente haverá interação com a imprensa é uma prática bastante aconselhável. A presença da equipe de comunicação beneficia não somente as empresas e seus porta-vozes, mas também os jornalistas, além de influenciar diretamente os resultados.

A função dos profissionais de comunicação nesses casos é a de coordenar o trabalho com a imprensa, visando sempre assegurar que todos tenham acesso ao porta-voz, que os jornalistas recebam as informações corretas e atualizadas e que as mensagens sejam transmitidas de forma clara e sem ruídos.

O Valor Econômico publicou esta semana um bom relato do que acontece com quem não se prepara adequadamente para eventos como esse e se lança ao desafio sem o apoio de sua equipe de comunicação. A matéria relata os ruídos e a repercussão negativa na imprensa da participação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante sua participação em Davos.

Segundo o jornal, o ministro “escolheu participar do Fórum Econômico Mundial sem um séquito de assessores que tradicionalmente ficam na cola das autoridades (…) mesmo sabendo que eventos do tipo reúnem centenas de jornalistas, o responsável pela área de comunicação da Fazenda ficou no Brasil e o ministro foi acompanhado somente por uma jovem assessora de imprensa”.

Coincidência ou não, o fato é que a participação do ministro no “quesito comunicação” em Davos poderia ter sido melhor. Suas declarações, entrevistas e coletivas de imprensa geraram desentendimento e trabalho em dobro para a equipe de assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, que por três vezes teve que retratar suas declarações e contestar matérias já publicadas.

Veja abaixo matéria de Daniel Rittner e Luciano Máximo no Valor Econômico dessa semana (24.01.2015 pag. A10).

Matéria Valor

This entry was posted in Artigos and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s