Crise sem crise – Revista Comunicacão Empresarial

Comunicacão Empresarial – nº 90

Crise sem crise – Por Françoise Terzian

(…) Michelle Medeiros, diretora de comunicação corporativa da Roche para a América Latina, conta que o setor farmacêutico é altamente regulado, de natureza científica e de estruturas complexas, de difícil entendimento, onde qualquer mal-entendido pode, rapidamente, tomar proporções de uma grande crise. “Nesse caso, estamos cientes de que uma comunicação clara e transparente é essencial, por isso estamos constantemente
aprimorando nossos processos de gestão de riscos e crises.” Para ela, a forma como uma organização se comunica durante as situações de crises pode ser um fator decisivo para a recuperação de sua reputação, e é por isso que a gestão de crises é considerada estratégica pela Roche.
A área de comunicação, conta, tem um papel fundamental nessa gestão e atua desde as fases de prevenção até a gestão da crise propriamente dita. A fase de prevenção é responsável por assegurar que os executivos estejam treinados, que o protocolo de crise seja amplamente divulgado, seja sempre revisado e atualizado, além do constante monitoramento e análise dos possíveis riscos. Já na parte de gestão, ela conta que a comunicação da Roche atua como um dos principais líderes do comitê de crise, identificando
estratégias, atuando como conselheira da alta liderança, assegurando a comunicação aberta e constante junto aos diversos públicos, monitorando desdobramentos e sugerindo estratégias para mitigar os possíveis impactos na reputação. “Com isso, nosso time de comunicação na região segue um mesmo protocolo de crise e se compromete a manter esse protocolo e seus processos sempre atualizados, nossos executivos e porta-vozes preparados
e treinados, além do Manual de Crise e procedimentos revisados semestralmente.

Leia a matéria completa na última edição da revista Comunicação Empresarial da Aberje: http://www.flip3d.com.br/web/pub/aberje/?numero=90 

Image | This entry was posted in Matérias publicadas and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s