Brasil busca profissionais de comunicação

Como mencionei antes neste blog, a disciplina de relações públicas evoluiu e amadureceu nos últimos anos e, conseqüentemente, as expectativas sobre os profissionais de relações públicas e os resultados dos programas de comunicação. O crescimento do mercado estimulou a concorrência na arena profissional: o número de profissionais aumentou, os salários mais altos motivou a migração de jornalistas para o campo PR e o mercado foi invadido por novas agências.

Esta realidade se aplica também ao Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM) o mercado brasileiro tem um número estimado de 1.100 agências, com faturamento atingindo cerca de US $ 1 bilhão de dólares no ano passado, onde setor privado foi responsável por 80 por cento dos negócios.
Em uma entrevista recente publicada na PRWeek o presidente da ABRACOM Ciro Dias Reis, disse que “o mercado PR no Brasil cresceu 20 por cento em 2009, mais 20 por cento em 2010 e estima-se que irá crescer 15 por cento em 2011”. Com a proximidade da Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), o crescimento econômico local e investimentos de empresas estrangeiras em setores tais como energia, tecnologia, infra-estrutura, agronegócio e consumo o país representa uma boa oportunidade de negócios para o campo da comunicação.

O relatório mundial publicado pela International Communications Consultancy Organization (ICCO) relatou que a indústria de Relações Públicas do Brasil cresceu mais rapidamente que qualquer outro país em 2010 e apresentou uma alta demanda por serviços de mídia social, comunicação interna e gestão de crises. No entanto, o relatório também alerta que, apesar do crescimento do mercado, a falta de profissionais experientes ainda impede um investimento maior das agências internacionais no país e pode representar um gargalo para o crescimento futuro.

Portanto, o mercado local de comunicação mais competitivo e exigente evidencia a importância do correto recrutamento e desenvolvimento da equipe RP, o que depende de combinação de  vários tipos de habilidades e atributos comportamentais.

Principais atributos comportamentais do profissional de relações públicas – relacionados com a personalidade e atitude do profissional:

Sociabilidade: saber construir e nutrir relacionamentos em diferentes níveis, com diferentes expectativas e interesses que vão desde altos executivos, editores, jornalistas e bloggers a funcionários, fornecedores e clientes.

Versatilidade: habilidade para ter um bom desempenho em diferentes funções e setores. Ser um profissional especializado em comunicação independentemente da indústria ou setor que atua.

Perfil Investigativo: ter uma constante vontade de aprender novos conceitos, ferramentas e mercados. Freqüentemente esses profissionais serão obrigados a lidar com assuntos fora de sua área de expertise.

Integridade: o maior recurso de relações públicas é a credibilidade, portanto o profissional da área deve ter em mente que a integridade e confiança de seu trabalho são essenciais para a reputação da empresa na qual trabalha e para sua própria imagem enquanto profissional.

Capacidade analítica: nessa área é preciso ter o poder de analisar rapidamente as situações, identificar as possíveis lacunas e propor soluções para o problema. Ter bom senso e analisar situações complexas, considerando diferentes pontos de vista e perspectivas, é especialmente importante em casos de gerenciamento de crises

Resiliência: prazos curtos, altas expectativas, pouco controle sobre o resultado final, imprevistos e crises são parte da rotina, logo a habilidade trabalhar sob pressão é essencial.

Disciplina e organização: fazer com que a comunicação realmente traga valor para o negócio requer muita disciplina e organização para implantar os programas, analisar resultados e estar em dia com melhores práticas, novidades e tendências.

Competências-chave do profissional de relações públicas – requisitos técnicos que um profissional deve ter para executar bem seu papel:

Redação e Edição: a produção de materiais de conteúdo a ser divulgadas a diferentes públicos é uma parte importante do trabalho de relações públicas. Por isso é importante ter uma boa compreensão de como transmitir mensagens a públicos diferentes e comunicar de uma forma clara e concisa.

Pesquisa: é imperativo que o profissional entenda como utilizar e fazer uma  pesquisa. Tanto a coleta de informações sobre tendências, comportamento, questões emergentes e cobertura da mídia, quanto a realização de auditorias de mídia ou a utilização de dados de uma pesquisa para alavancar a cobertura de determinado assunto na imprensa.

Conhecimento de Marketing: compreender os principais conceitos da disciplina de marketing é importante já que marketing communications é uma das partes mais conhecidas da comunicação corporativa.

Conhecimento da mídia: compreensão do processo de produção de notícias em diferentes meios de comunicação e como produzir e editar conteúdo.

Planejamento e gestão de projetos: cada programa de comunicação envolve uma série de ferramentas de comunicação que devem ser cuidadosamente planejadas, implementadas e coordenadas. Normalmente, o gerente de comunicação lida com alguns programas de relações públicas para várias unidades de negócios ao mesmo tempo, por isso é imperativo para o profissional tenha familiaridade com planejamento e gerenciamento de projetos.

Gestão financeira: planejar, justificar e controlar o orçamento de projetos ou departamentos de relações públicas são partes integrantes da profissão.

Networking: capacidade de construir e manter relacionamentos é essencial para este profissional

Novas mídias: a compreensão profunda das novas mídias e capacidade de integrá-las na estratégia de comunicação.

Especialista em comunicação: o profissional deve ter uma compreensão geral dos conceitos de comunicação corporativa e sua relevância prática na estratégia de negócios.

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