O uso das ferramentas de mídia social nas empresas

Continuando com o assunto redes sociais, aqui está uma maneira interessante de descobrir em qual estágio a sua empresa se encontra em termos de comunicação digital e quais são os próximos passos. Verifique o uso mais comum das ferramentas de mídia social pelas empresas:

Engatinhando

• Criar e hospedar o site da empresa, incluindo uma sala de imprensa online
• Garantir a segurança da informação no ambiente corporativo
• Garantir a apropriação adequada das URLs relevantes
• Gerenciando o blog interno

Dando os primeiros passos

• Mapeamento das atividades online
• Introduzir orientações sobre mídia social para os trabalhadores
• Implantar uma estratégia de comunicação nas redes sociais
• Introduzir um blog corporativo interno
• Monitoramento (mas não reação) de blogs

 Andando

• Desenvolver uma estratégia de comunicação na mídia social
• Implantar uma política interna de comunicação sobre o uso público da mídia social
• Garantir a presença corporativa no Twitter e no Facebook
• Colocar vídeos corporativos no YouTube
• Integrar ações de mídia social nas atividades de comunicação
• Iniciar um blog externo
• Treinamento de comunicação em mídias sociais para os empregados e gestores
• Nomear um “gerente de mídia social”
• Acompanhamento on-line: reagir aos comentários e identificar os usuários “a favor” e “contra” a empresa
• Participar ativamente em discussões em blogs, fóruns e Twitter
• Criar uma versão interna da Wikipédia

Correndo

• Produzir conteúdo personalizado para os novos canais.
• Nomeação de um diretor de comunicação digital
• Participar de forma significativa no diálogo online
• Lidar com as implicações estruturais em toda a empresa. Para muitas empresas a mídia social irá impactar diversas áreas como comunicação corporativa, vendas, marketing, relacionamento com clientes, recursos humanos, pesquisa de produto e inovação, etc. A maioria destas áreas operam em silos e a comunicação descentralizada pode ser um obstáculo à estratégia de mídia social.

Fonte: Watson Helsby Reports 2010, Comunicação Digital e meios de comunicação social – Os desafios enfrentados pela indústria de PR

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s